Você costuma dizer sim quando alguém te pede algo, mesmo quando a sua vontade é dizer não?
Quando você está numa fila de banco ou supermercado, se alguém passar a sua frente sem pedir sua permissão, como você reage?
Com que frequência você faz isso?
Muitas pessoas tem uma dificuldade enorme em dizer “não” e muitas vezes acabam se sobrecarregando, ficando estressadas, cansadas, e em casos mais drásticos, chegam a ficar doentes.
Tudo porque acreditam que se falarem “não”, ou se posicionarem de forma contraria a vontade do outro, as pessoas deixarão de gostar dela e acabará ficando sozinha!
Isso não é verdade!
Às vezes, a pessoa fica quieta, aceita uma situação muito desagradável, por que sabe que não conseguirá falar com calma e acabará brigando ou discutindo com o outro.
Seu problema está relacionado com o que chamamos de comportamento assertivo.
Mas, o que é comportamento assertivo?
Comportamento assertivo é a capacidade de expressar aos outros, o que se pensa e sente, agindo em favor de si mesmo, de acordo com os próprios direitos e respeitando os direitos dos outros.
Usando tanto a linguagem corporal como o vocabulário e o tom de voz adequado, a fim de não agredir, ironizar ou até mesmo humilhar o outro.
É importante observar que a definição não especifica o tipo de pensamento ou sentimento.
Há pessoas que têm uma dificuldade de expressão generalizada.
Para outras, a dificuldade é restrita para expressar sentimentos e pensamentos negativos e outras podem ter maiores problemas com a expressão de sentimentos e pensamentos positivos.
Agir de forma assertiva permite sentir-se bem consigo mesmo, porque aumenta as chances de você:
- Estabelecer relações honestas com os outros e consigo mesma;
- Adquirir uma postura mais ativa desenvolvendo sua capacidade de decidir e agir, facilitando a obtenção daquilo que você realmente quer na sua vida;
- Aumentar sua autoconfiança, pelo fato de ter maior controle sobre as situações do dia-a-dia;
- Ganhar o respeito das pessoas à sua volta e as pessoas irão gostar de você pelo que você é e não pelo que faz.
Para isto é fundamental estar atenta às suas necessidades e aos seus direitos, e também por reconhecer que o outro tem direitos que precisam ser respeitados, a pessoa assertiva consegue lidar melhor com as situações de conflito.
A mensagem subjacente é a de que você e eu podemos ter nossas diferenças, mas temos o direito de expressá-las mutuamente de forma respeitosa, na tentativa de buscarmos a melhor alternativa para satisfazer às minhas e as suas necessidades e interesses.
A assertividade não deve ser vista como característica de personalidade com a qual alguns nascem e outros não.
O comportamento assertivo pode ser aprendido, mas requer disciplina e perseverança para que você possa torna-lo um comportamento habitual e natural em sua maneira de ser.
O segredo é treinar.
Treinar muito.
Outra ideia que precisa ficar clara é que ninguém é assertivo sistematicamente em todas as ocasiões.
Por exemplo, você pode achar fácil ser assertivo com estranhos, mas ter dificuldade em ser assertivo com as pessoas mais próximas.
Aprimorando o seu comportamento, você deverá ter a capacidade de ser assertivo inclusive com eles, mas poderá escolher quando e onde exercer sua assertividade.
Além do comportamento assertivo, existem duas outras formas de reagirmos às situações do dia a dia, que, diga–se de passagem, encontramos com muito mais frequência nas pessoas.
São elas o comportamento agressivo e o comportamento passivo.
Leia também nosso post: Pensamento Positivo.